5 dicas essenciais para se preparar para o ENEM

5 dicas essenciais para se preparar para o ENEM

Estamos nos aproximando do Exame Nacional do Ensino Médio e a preocupação dos alunos em como se preparar só aumenta. As provas ocorrerão nos dias 24 e 25 de Outubro de 2015 e começam às 12h30 (horário de Mato Grosso), com abertura dos portões às 11h e fechamento pontualmente às 12h.

A ansiedade costuma aumentar nessa reta final. Para ajudar os candidatos a driblarem as expectativas e ficarem 100% prontos para a prova, preparamos um roteiro com cinco dicas essenciais de como se preparar para o ENEM.

#1) Melhore o rendimento nos estudos

  • Alimente-se de forma saudável. Os cereais integrais são ricos em vitaminas importantes para a memória e ajudam a evitar aquele ''branco''. As frutas cítricas auxiliam o organismo a reagir bem a infecções e ao estresse. As nozes e castanhas são importantes para o sistema imunológico e ajudam o estudante a não contrair doenças facilmente. O carboidrato é fonte de energia para o cérebro e deve ser fracionada ao longo do dia, nas principais refeições e lanches. E lembre-se de beber bastante água.
  • Não ultrapasse os limites do seu corpo e mente. Tenha uma noite de sono de pelo menos seis horas. Você não é uma máquina que vai despejar todo o seu conhecimento no dia da prova.
  • Pratique exercícios físicos. Uma caminhada diária de 30 minutos é suficiente para aliviar a tensão dos estudos, melhorar a concentração e relaxar a cabeça.

#2) Consulte outras fontes

O ENEM requer do candidato habilidades de raciocínio lógico, criatividade e argumentação.

  • Leia poemas de autores brasileiros, como esses citados aqui.
  • Veja filmes e documentários sobre a ditadura militar, presidentes e políticos de maior influência, como esses listados aqui.
  • Escute músicas de artistas brasileiros como Luís Gonzaga, Chico Buarque e Caetano Veloso. Eles são frequentemente citados nas provas.
  • Leia notícias, pesquisas e artigos de opinião sobre cidadania, direitos humanos, meio ambiente, ética e diversidade cultural, que são temas frequentes da prova do ENEM. Elas são essenciais na hora de estruturar seus argumentos na redação.

#3) Dedique-se aos conteúdos mais complexos

  • Para se preparar para o ENEM, não estude apenas as disciplinas que tenha facilidade. Na reta final é preciso se dedicar às matérias mais difíceis para você. Se a redação não for um ponto forte do candidato, recomenda-se escrever duas por dia.
  • Treine e vivencie as tensões do exame. Simulados gratuitos e presenciais, como o PEEC, permitem que você teste suas habilidades na redação e aprimore seus conhecimentos em todas as áreas abordadas no ENEM. Clique aqui para saber como participar.

#4) Tenha uma jornada de estudos

  • Planeje seu horário de estudos de acordo com suas necessidades. Crie um cronograma do que estudar e avalie o tempo que terá disponível para a preparação. A organização ajuda o candidato a não se desesperar em meio aos conteúdos.
  • Estude em um local que não haja distrações ou tentações, como televisão ou acesso às redes sociais. É preciso levar o horário de estudos a sério!

#5) Economize no cursinho

A grande quantidade de material de estudo na internet é uma alternativa para quem não pode gastar com um cursinho.

  • Simulados presenciais e GRATUITOS, como o PEEC, são ótimas formas para o candidato testar seu conhecimento e vivenciar as tensões provocadas com a realização do exame, tais como o uso do tempo, preenchimento do cartão resposta e escrita da redação.
  • Videoaulas gratuitas também são alternativas. Separamos alguns canais confiáveis: Educação do Youtube, Khan Academy e o Aulalivre.

O deputado estadual de Mato Grosso, Wancley Carvalho (PV) é membro titular da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa. Ele possui o Programa de Estudos para  Enem e Concursos - PEEC  que tem o objetivo de auxiliar alunos no aprimoramento do desempenho escolar e complementar o trabalho que as escolas já tem feito.

Com o PEEC, alunos do ensino médio de dez cidades da região oeste de Mato Grosso têm a oportunidade de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio. Para mais informações sobre o programa, os interessados podem entrar em contato com o gabinete do Deputado Wancley Carvalho, pelo telefone: (65) 3313-6795.

Banner-Rodapé-peec

Arthur Sahib

Deixe uma Resposta

Close