A pedido de Wancley, Guarda Mirim vai se tornar projeto estadual

A pedido de Wancley, Guarda Mirim vai se tornar projeto estadual

Eduardo Cardoso/Foto: Charles Torres

Inspirado no trabalho desenvolvido pela Guarda Mirim de Pontes e Lacerda, o Governo do Estado de Mato Grosso poderá expandir o projeto para outras cidades da região. Em visita ao município, na segunda (09), o secretário de Estado de Assistência Social (Setas), Valdinei Arruda, conheceu o trabalho realizado pelo deputado Wancley Carvalho (PV) e conversou com os alunos.

Com ações que promovem o resgate da cidadania, oferecem disciplina militar, educação moral e cívica, práticas esportivas, cultura musical e reforço escolar, a Guarda Mirim atende hoje 54 alunos. As aulas ocorrem no 18º Batalhão da Polícia Militar,

As atividades foram retomadas em 2009, quando o deputado era vereador na cidade. Antes disso, na década de 90, chegou a ser aluno do projeto. "Esse trabalho dá resultado; sou prova disso. Desde que entrei na política tenho lutado para que a Guarda Mirim chegue ao maior número de cidades possíveis. A parceria com o Governo do Estado vai possibilitar esse avanço, já que o apoio é limitado", disse o parlamentar.

Em coletiva a imprensa local, o secretário ressaltou que o governo está conhecendo os programas e boas práticas de inclusão social realizados em Mato Grosso. E, segundo ele, a Guarda Mirim tem cumprido seu papel. "O Governo do Estado quer ajudar a impulsionar esse trabalho. O projeto é muito importante, pois potencializa a possibilidade desses adolescentes serem bons cidadãos no futuro", pontuou.

A partir da visita para conhecer a Guarda Mirim, o Governo do Estado, por meio da Setas, realizará um trabalho técnico para incorporar o projeto à secretaria. Hoje, o projeto é mantido pelo parlamentar com o apoio da comunidade, Polícia Militar e voluntários.

 "Vamos realizar novas reuniões para torná-lo uma política de ação efetiva no estado. Claro que existe um processo de maturação. Mas em 30 a 45 dias vamos tentar resolver a disponibilização de uniformes, e em até três meses aprimorar as metodologias, vincular dotação orçamentária para disponibilizar educadores e formadores", se comprometeu Valdinei Arruda.

Reunido com os alunos, o secretário ouviu dos guardas mirins elogios e sugestões para o projeto. Novos uniformes e melhoria na estrutura foram os pontos mais citados pelos adolescentes. "A Guarda Mirim me ajuda a melhorar em vários sentidos: na escola, na educação dentro de casa, etc.. Aprendo muito aqui", revelou a aluna Raynara Conceição, 14 anos.

Expansão - Em fevereiro de 2015, Wancley apresentou indicação na Assembleia Legislativa para a criação da Guarda Mirim estadual. Em agosto, o parlamentar levou o governador, Pedro Taques (PSDB), para visitar o projeto, e ver de perto as  atividades realizadas. "Esse trabalho é de cooperação, e desde sempre estamos buscando parceiros para expandi-lo. Precisamos ajudar nossas  crianças e adolescentes. Se queremos uma sociedade melhor, é necessário cuidar com carinho deles", conclui Wancley.

Por intermédio do deputado, a Guarda Mirim já foi implantada em Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade e Nova Lacerda. Wancley também auxilia na reestruturação do projeto em Comodoro.  A parceria com o Governo do Estado também será estendida para essas cidades, além de outros municípios da região.

Eduardo Cardoso

Deixe uma Resposta

Close