Deputados e prefeitos se unem em defesa da região oeste de MT

Deputados e prefeitos se unem em defesa da região oeste de MT

Adrielle Piovezan/ Eduardo Cardoso

Prefeitos e vereadores da região oeste de Mato Grosso estarão em Brasília, no próximo dia 14 de fevereiro, para participar de audiências na Caixa Econômica Federal, Ministério da Agricultura (Mapa), Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Liderados pelo deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) e deputados estaduais Wancley Carvalho (PV) e professor Adriano (PSB), os representantes públicos buscam recursos federais, além da captação de programas federais e convênios.

Na sede da Caixa Econômica, os prefeitos, por meio dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento Complexo Nascentes do Pantanal e Vale do Guaporé, vão assinar um termo de compromisso para o criação de um novo programa habitacional, visando suprir a demanda de moradias nos 22 municípios da região.

Compõem o Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal os municípios de Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis D' Oeste, Glória D' Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D' Oeste, Mirassol D' Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos e Cáceres.

Já os municípios que fazem parte do Consócio Vale do Guaporé são Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Rondolândia, Conquista D' Oeste, Comodoro, Campos de Júlio e Vale São Domingos.

Na audiência no Mapa estará em pauta a criação de uma nova matriz econômica e, continuidade do diálogo visando a reabertura de quatro plantas frigorificas, bem como a implantação do programa Agromais Produtor.

No Incra, o tema da reunião será regularização fundiária. E, na Funasa, a viabilização de perfuramento de poços artesianos em comunidades e assentamentos.

O deputado federal Ezequiel Fonseca observou a importância da concentração de esforços e, união entre os representantes públicos em busca de melhorias para a região. "Estamos trabalhando para resolver os principais problemas econômicos e sociais da região, a concentração de esforços está trazendo muitos avanços, principalmente no setor habitacional, agricultura familiar e geração de emprego e renda, " assegurou.

Já o deputado Wancley Carvalho (PV) destacou a necessidade de fomentar novas atividades na região. "A agricultura familiar é novo eixo de desenvolvimento do oeste mato-grossense; estamos unidos nesse tema que é essencial para economia regional", pontuou o parlamentar do Partido Verde.

Considerando a situação econômica da região, o deputado professor Adriano disse insatisfeito com a diminuição dos postos de trabalho e que a atuação em conjunta, trará com toda certeza, resultados positivos tanto para a economia quanto para o desenvolvimento de outros setores da região. "Estamos trabalhando para solucionar os problemas que afligem nossa região", finalizou.

Eduardo Cardoso

Deixe uma Resposta

Close