Frente Holística já atendeu mais de 3800 pessoas

Frente Holística já atendeu mais de 3800 pessoas

Priscila Mendes / ALMT

A Frente Parlamentar Mista de Práticas Integrativas em Saúde, conhecida como Frente Holística, elaborou relatório dos serviços prestados desde a implantação, em setembro de 2015, até dezembro de 2016. Foram 12.841 atendimentos, usufruídos por mais de 3800 pessoas, em ações que ofereceram 14 práticas complementares, como reiki, quick massage e acupuntura.

De acordo com o deputado estadual, Wancley Carvalho (PV), coordenador da Frente Holística, uma das principais metas é desenvolver políticas públicas que possibilitem a integração entre a medicina alternativa e o Sistema Único de Saúde. “O próprio SUS já prevê isso. Na Secretaria de Estado de Saúde existe um segmento que trata desse assunto. Mas vamos fomentar as partes integrativas para trabalhar de forma harmônica e integrada com a medicina tradicional”, destacou Wancley Carvalho.

Para a coordenadora técnica da Frente Holística, a servidora Maria das Graças Alves Baltazar, a comissão tem por objetivo difundir as práticas integrativas e complementares em saúde, do ponto de vista político, por meio de reuniões junto aos gestores de saúde, e do ponto de vista de oferta de serviços ao público.“Estamos aqui para lutar para que realmente sejam implantadas na saúde pública”, enfatiza.

Em um ano e três meses, a Comissão desenvolveu também ações internamente, para atendimento do servidor – como no Dia do Servidor Público (28/10/2015) e a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidente e Promoção de Saúde do Servidor (Sipat), ambos na Assembleia Legislativa, mas se destaca principalmente “extra-muros”: a Frente Holística participou de 17 edições do programa popular do Grupo Gazeta de Comunicação, o “Viva Seu Bairro”, onde oferece práticas como alinhamento de cura, auriculoterapia, massagem com pedras e aromaterapia e reflexologia. Nas 17 edições, foram oferecidos 10.172 atendimentos. Os serviços são ofertados por uma equipe de 12 voluntários, com experiência nas terapias integrativas.

Também fazem parte da Frente Holística os deputados Ondanir Bortolini (PR), o Nininho e Saturnino Masson (PSDB).

Eduardo Cardoso

Deixe uma Resposta

Close