Guarda Mirim de Jauru atende 30 adolescentes; Wancley expande projeto para outras cidades

Guarda Mirim de Jauru atende 30 adolescentes; Wancley expande projeto para outras cidades

A união de esforços entre o deputado Wancley Carvalho (PV) e a comunidade proporcionam novas oportunidades de inclusão social para os adolescentes de Jauru. Desde o início do mês, 30 alunos participam regularmente das atividades da Guarda Mirim, que foi implantada no município.

O trabalho de resgate da cidadania oferece ainda disciplina militar, educação moral e cívica, práticas esportivas, cultura musical e reforço escolar. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, na sala cedida pela igreja católica, por meio da Paróquia Nossa Senhora do Pilar.

A prefeitura municipal também é parceira do projeto, que conta ainda com o apoio da Polícia Militar. Semanalmente, o soldado Robson Delilo, instrutor da turma, intercala as aulas com a pedagoga, Josiana Miranda.

Questões cívicas, ordem militar, noções gerais da história e geografia de Mato Grosso e educação física, além de disciplinas de língua portuguesa, matemática, leis de trânsito, noções de primeiros socorros, ética, meio ambiente, educação antidrogas, sexual e religiosa fazem parte da grade curricular.

Ainda quando era vereador em Pontes e Lacerda, Wancley retomou as atividades do projeto no município, em 2010. Desde que assumiu uma cadeira no parlamento estadual, o deputado tem trabalhado para expandir a ação para outras cidades. A partir daí, a Guarda Mirim também passou a ser realizada em Vila Bela da Santíssima Trindade e Nova Lacerda. Em Comodoro, Wancley articula a reestruturação dos trabalhos.

A vivência fraterna e cívica entre os alunos ajudaram a moldar a personalidade do parlamentar, que na década de 90 participou do projeto. "A Guarda Mirim foi um divisor de águas em minha vida. Foi por lá que consegui meu primeiro emprego, formei meu caráter, fiz novos amigos e contatos", declarou Wancley.

Para implantação do projeto, o deputado auxiliou na fundação do Instituto Mirim de Jauru (Imja), que está a frente dos trabalhos no município. "Estou muito feliz com a iniciativa do Wancley. Sou assistente social, e acredito que a comunidade tem que se envolver com o poder público para ajudar a construir um futuro melhor para nossas crianças", afirmou Custódia Gonsalves, diretora do Imja.

Eduardo Cardoso

Deixe uma Resposta

Close