Nova Lacerda agora tem Guarda Mirim; Wancley expande projeto para outras cidades

Nova Lacerda agora tem Guarda Mirim; Wancley expande projeto para outras cidades

Eduardo Cardoso

Trinta crianças e adolescentes de Nova Lacerda mudaram a rotina nos últimos dias, e agora são alunos da Guarda Mirim. O trabalho de resgate da cidadania oferece ainda disciplina militar, educação moral e cívica, práticas esportivas, cultura musical e reforço escolar. A iniciativa é do deputado Wancley Carvalho (PV), que tem implantado o projeto em municípios da região oeste.

A Associação Guarda Mirim de Nova Lacerda é quem conduz os trabalhos com os alunos, que recebem orientação do sargento Assunção, instrutor  do projeto no município. A entidade recebe o apoio do deputado e do comercio local. "A Guarda Mirim é um projeto que muda vidas. Tenho feito um esforço enorme para implantá-lo, com o apoio da comunidade, ao maior número de municípios", lembrou o parlamentar.

As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. O presidente da associação, Fábio de Andrade Amorim Silva, relata que o trabalho já tem dado resultado. "As crianças já apresentam um comportamento diferente; mais respeitoso e educado. Esse trabalho beneficia toda a comunidade. Agradeço ao nosso padrinho, deputado Wancley", disse o presidente que é vereador no município.

O início da Guarda Mirim em Nova Lacerda começou a ser estruturado no final de 2015. Com o apoio da equipe do deputado, a associação foi formalizada juridicamente, ao mesmo tempo que novos voluntários juntavam-se ao projeto. "O tempo vago que antes os adolescentes tinham, que poderia usar para coisas erradas, hoje é preenchido com atividades que formam o caráter e a personalidade deles", afirmou Osenir do Carmo Filho, tesoureiro da associação.

Para se tornar alunos do projeto, os adolescentes foram submetidos a um teste seletivo, aplicado no mês de março. A prova reuniu questões de língua portuguesa, noções básicas de matemática além de conhecimentos gerais sobre o município. Os trinta melhores colocados garantiram as vagas.

Projeto em expansão - Em 2015, Wancley apresentou proposta para a criação da Guarda Mirim estadual. O parlamentar articula parceria do Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado Trabalho e Emprego (Setas).

Por intermédio do deputado Wancley, que já foi Guarda Mirim na década de 90, o projeto foi reativado em Pontes e Lacerda, e implantado em Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade e Nova Lacerda. Além disso, o parlamentar auxilia na reestruturação da Guarda Mirim de Comodoro.

Eduardo Cardoso

Deixe uma Resposta

Close