Deputado Wancley defende fomento do turismo na região oeste de Mato Grosso

Deputado Wancley defende fomento do turismo na região oeste de Mato Grosso

Eduardo Cardoso

Transformar o turismo em eixo econômico na região oeste de Mato Grosso é a proposta do deputado estadual Wancley Carvalho (PV). Na tribuna da Assembleia Legislativa, o parlamentar destacou que as inúmeras riquezas e belezas naturais ainda são desconhecidas pela população mato-grossense.

A região possui cerca de 25 cidades, têm aproximadamente 300 mil habitantes e mais de 72 mil quilômetros quadros em extensão, o equivalente ao tamanho dos estados de Sergipe e Rio Grande do Norte.

Apesar do grande potencial turístico, com imensuráveis belezas naturais como cachoeiras, cascatas, cavernas, fauna, flora e atrativos culturais com gastronomia e festas populares, toda essa riqueza ainda é pouco conhecida.

"Temos vários eixos econômicos: pecuária, agricultura familiar, agricultura de grande porte e extração de minério. E, o turismo, sem dúvida, pode se tornar um dos principais meios para alavancar e diversificar a economia regional", defendeu o deputado.

Nos últimos dias, o deputado Wancley percorreu diversos municípios da região e se reuniu com prefeitos, vereadores e lideranças locais para tratar do fomento do turismo regional. Ao mesmo tempo, o parlamentar tem catalogado os principais pontos.

Estão nos municípios do oeste mato-grossense os maiores, em dimensão e extensão, pontos turísticos do estado: em Vila Bela da Santíssima Trindade, além da riqueza cultural, já que se trata da primeira capital do estado, encontra-se a maior cachoeira de Mato Grosso. A cachoeira do Jatobá, que  possui 248 metros de queda d´água, além de diversas outras pequenas cachoeiras.

Em Curvelândia encontra-se a caverna do Jabuti, que é a maior de Mato Grosso, com 4 quilômetros aptos para visitação. Já em Pontes e Lacerda está localizado o pico culminante de Mato Grosso. O morro de Santo Cristo, na serra de Santa Bárbara possui 1.118 metros de altitude e é o ponto mais alto de Mato Grosso.

"Além dessas atrações, que enchem os nossos olhos pela beleza, a região oeste possui ainda uma diversidade de quedas d´águas, cachoeiras, rios, cascatas, aptidão para esportes radicais, fauna e flora riquíssimas e duas bacias hidrográficas: Bacia Amazônica e Bacia do Prata além de ser a única região com três  ecossistemas: Amazônia, Cerrado e Pantanal", finalizou Wancley.

Desde o início do mandato o parlamentar tem trabalhado pelo desenvolvimento do turismo regional. A indicação 802/2016, encaminhada ao Governo do Mato Grosso e Sema-MT, pede auxílio estadual para fomentar a prática.

Na ALMT, o deputado coordena a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Região Oeste (Frente Oeste), que trabalha pelo desenvolvimento da região de forma sustentável e com foco na qualidade de vida das populações locais, tendo também, como meta, o turismo meio subsistência.

Eduardo Cardoso

Deixe uma Resposta

Close